sábado, 28 de agosto de 2010

ESCOLHENDO A PROFISSÃO


Todo jovem tem de tomar pelo menos duas grandes importantes decisões na vida. A escolha da profissão e a do cônjuge. Antigamente era fácil decidir, na verdade eram os pais que decidiam para os seus filhos, não opinavam nem na escolha de sua futura esposa. Decidir o que seu filho ia ser: médico engenheiro ou advogado, eram as profissões mais desejadas pelos pais e aceitas pelos filhos.
Hoje os tempos são outros e as profissões se multiplicam na mesma velocidade que a população do mundo, que vem aumentando acima das expectativas e possibilidades da humanidade.
Analisando uma lista de alunos aprovados no vestibular que concluíram o ensino médio no ano de 2009, percebemos um número maior de possibilidades. Em primeiro lugar os tradicionais, médico, engenheiro e advogado são apenas 20% das escolhas dos alunos aprovados. Os também já manjados, Psicologia e Pedagogia somam 15% e Administração outros 15%, totalizando ai a metade dos alunos.
A outra metade é tão dividida que temos até o curso de Ciências da Natureza (da USP), Comunicação, Design, Audiovisual, Fisioterapia, Biologia, Arquitetura, Ciências Sociais, Relações Públicas, Veterinária, Odontologia, Relações Internacionais e lazer e Turismo.
Como se percebe, realmente as opções se ampliaram e muito, mas como escolher o seu caminho, a profissão de sua vida?
Cada um tem a sua história de como chegou a sua profissão e como foi sua escolha, mas existem algumas regrinhas que me parecem iguais:
É preciso escolher algo em que se acredita uma profissão que realiza a pessoa e a deixa feliz ao regressar para casa depois de um dia de trabalho.
É importante ter as ferramentas para exercer a profissão, não adianta querer ser médico e desmaiar quando vê sangue!
Não se deixe influenciar para seguir a carreira do pai ou da mãe, pois você é uma pessoa diferente apesar de educada por eles e pode não ter a mesma vontade profissional deles.
Não se apresse, caso não esteja decidido, espere um pouco mais para não acabar fazendo uma escolha errada e desistindo antes de concluir o curso (e ai o tempo perdido será maior).
A melhor dica é fazer algo que você goste e sinta prazer em fazer, deve escolher uma profissão que não seja um sacrifício diário, pelo contrário, que seja algo que você adore fazer. Para ser bem sucedido na profissão, a primeira coisa a fazer é apaixonar-se por ela.


Genival Ferreira de Miranda
Professor, coordenador de Cursos da AOPA e
Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social

Nenhum comentário: